- PARCEIROS DO BLOG - PODEM CLICAR -

Escolha seu idioma

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PROJETO MURILO PRETINHO - ESCLARECIMENTOS - FLAVIA FREDERICO

ANDAMENTO DA AÇÕES NO CANIL DENUNCIADO EM RIBEIRÃO PRETO

Olá pessoal simpatizante ou ativista da causa animal, como participamos eu, representando o Projeto Murilo Pretinho, Viviane Alexandre, representando a AVA e o Dr Januário, representando o Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto, das negociações para adequação do canil, denunciado por maus tratos, quinta-feira passada, 6/10/2011, em Ribeirão Preto, gostaria de repassar a todos o que ficou acertado até aqui e os resultados desses acertos. Lembrando que acertamos somente com relação ao bem estar dos animais, as investigações continuam em andamento.

- Sexta-feira, dia 7/10/2011, fomos ao canil e lá encontramos a veterinária que acompanhava os animais. A ração que os animais estavam comendo é uma ração de combate, que não deixa de cumprir o papel de alimentar e nutrir e vimos uma grande quantidade de sacos fechados, colocados em cima de um tapume de madeira. Acredito que tenhamos visto uma situação um pouco melhor, se comparado ao dia anterior. Conforme relatado pelo tratador, os animais tem as baias limpas 2X ao dia, não vimos uma quantidade gritante de fezes, o que vimos, na realidade, foram animais vivendo em canis que não são o ideal para o bem estar animal.

Devido a maior parte dos animais serem bravos, e a falta de espaço para que a prefeitura ou as Ongs conseguissem acomodar os cerca de 20 animais, acertamos que a veterinária assumiria como responsável técnica do canil e que o tratador ficaria como fiél depositário dos animais, claro que a negociação partiu da percepção que tivemos com relação ao comprometimento de ambos, para com os animais. Combinamos que seria coletado sangue de todos eles para feitio de exame e que na segunda-feira, 10/10/2011, retornaríamos ao local para verificação dos resultados dos exames e encontro com o proprietário do canil, para que ele assinasse o termo de posse responsável de todos os animais. Havia 1 rotweiller muito debilitado que deveria ser internado ou ter o tratamento intensificado imediatamente, visto termos sido informados de que ele já estava sendo tratado por suspeita de envenenamento.

No sábado mesmo, fui informada pela veterinária, que as coletas haviam sido feitas.

- Segunda-feira, 10/10/2011, retornamos ao canil, conforme o combinado, e lá encontramos o proprietário, seu advogado, a veterinária e o tratador. Segundo a veterinária, foi coletado sangue dos animais, sendo que 8 deles apresentaram alguma alteração, estes já estando em tratamento. Cada animal estava com um prontuário na respectiva baia, no qual podíamos obter todas as informações, tais como: idade, estado geral e tratamento. A alimentação havia sido trocada por uma ração de melhor qualidade, a aparência dos animais já estava bem melhor, sem remelas nos olhos, um bom sinal.

O rotweiller que tinha suspeita de envenenamento, na verdade, é insuficiente renal e já estava, aparentemente, se recuperando bem. Ele precisará de uma ração específica e que já havia sido comprada.

O proprietário nos informou que alguns animais que tem lá são aposentados e alguns foram recolhidos da rua, solicitando, naquele momento, ajuda das Ongs para doação dos recolhidos. Ele se dispôs a nos levar a conhecer todos os animais que aluga para que possamos analisar as condições em que estão vivendo.

Uma das cadelinhas, uma filhote, precisava de internação para que se recuperasse mais rapidamente, o que foi prontamente autorizado.

A pit bull com os filhotes não está doente e já está recebendo uma ração especial.

O combinado foi que em 45 dias o local estará reformado e adaptado para que os animais possuam um solário, gramado onde possam ser soltos para passear e que os canis sejam reformados, telhas trocadas etc. O local, evidentemente, já estava sendo reformado e o proprietário nos apresentou um Projeto que já estava em andamento. Não, necessariamente, este Projeto estará finalizado neste prazo, mas as mudanças que solicitamos deverão estar.

Nestes 45 dias haverá acompanhamento por parte das Ongs e prefeitura.O proprietário do canil seguiu para a delegacia a fim de prestar esclarecimentos e assinar os termos de posse responsável dos animais.

Particularmente, acredito que essa situação tenha gerado uma consciência com relação a maior responsabilidade com relação aos cuidados com os animais e mais que isso, o compromisso em sempre buscar formas de melhorar a qualidade de vida deles. Confesso que já vi coisas muito, muito piores e que, acredito eu, nesse caso, as adequações e adaptações solucionem o problema, já que, até aqui, tivemos resultados muito positivos e estamos contando com a colaboração dos envolvidos.

Não nos cabe julgamento ou condenação, a polícia é a encarregada disso, nosso trabalho está focado em melhorar a vida desses animais e garantir que a consciência gerada por este fato, impeça que, pelo menos com essas pessoas, as falhas sejam repetidas.

Grata pela atenção.

Flavia Frederico
Projeto Murilo Pretinho

Um comentário: