- PARCEIROS DO BLOG - PODEM CLICAR -

Escolha seu idioma

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DIREITO DOS ANIMAIS

A existência de legislação específica é um avanço para a sociedade que a possui, porém não só de leis que se constrói uma vitória, outros elementos são essenciais para as conquistas de uma causa em especial.

Cada sociedade possui uma forma diferenciada de aplicar seus conceitos de educação, umas necessitam de leis escritas com metas e punições, em outras, apenas com o consenso da população já é possível visualizar a conquista do ideal.

Vale lembrar que em todas as sociedades do mundo são compostas de indivíduos humanos. E sendo assim, para chegarmos a nosso objetivo em especial, que no caso são os animais, necessitamos percorrer caminhos, e os caminhos são os seres humanos.

Parece estranho ter que falar de seres humanos, para só então podermos falar de animais, mas a verdade é que não há leis para animais e sim leis para humanos, e são esses que precisam compreendê-las e aplicá-las. Animais necessitam de cuidados, carinho e seres humanos necessitam de virtudes, coerência, educação, respeito, entre outras tantas palavras que definem atitudes, que pode ser resumida em cidadania.

Infelizmente algumas sociedades só conseguem entender as questões quando impostas através de leis extremamente severas, com fiscalização intensa etc. Não se trata de sociedades de primeiro ou de segundo mundo, mas sim, de sociedades que possuem senso de virtudes cravadas nos processos educativos de seus membros.

No caso do nosso querido país, o Brasil, não é diferente. A necessidade de existência de leis, fiscalização, faz com que sejamos infelizes na questão animal. A presença de grande quantidade de legislação numa sociedade retrata a falta de virtudes e princípios que deveriam estar presentes na educação dos indivíduos-membros.

Portanto, o convite é para todos os que compõem a sociedade brasileira, devemos agir como membros atuantes em nossa sociedade, começando na menor sociedade que fazemos parte, que é na nossa casa, no nosso trabalho.

São nessas pequenas instituições que estamos diariamente presentes que iniciamos o nosso processo de educação, simplesmente sendo MODELO DE CONDUTA. Coerentes, respeitando as opiniões alheias, educados, honestos, enfim modelo de cidadãos.

Para resumir direito dos animais, basta resumir a conduta humana, o segundo levará ao primeiro. Sejamos acima de tudo cidadãos, o direito dos animais e muitos outros direitos, se resume apenas nisso.

Dra. Camila Scarafiz – OAB/SP 279.919

Advogada Militante na cidade de Ribeirão Preto/SP

Membro atuante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da 12ª Subseção OAB de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário